A região leste da Grande São Paulo, área que inclui o Alto Tietê, registrou melhoria nos principais critérios do Plano São Paulo de Retomada Econômica e caminha para avançar à fase 3 (amarela) da quarentena ainda neste mês, conforme sinalizou ontem o governo do Estado.
Atualmente a região está na fase 2 (laranja), de controle, com liberação para o funcionamento do comércio e serviços em horário reduzido. O avanço para a próxima etapa permitirá que essa flexibilização seja estendida para mais setores, como salões de beleza, bares e restaurantes.
O próximo anúncio de mudança de classificação será dia 26, com validade a partir de 29 de junho. Pelas regras do plano, o avanço só é possível após 14 dias de permanência numa fase. "A terceira atualização divulgada hoje (ontem) traz o Alto Tietê como uma das poucas regiões do Estado classificadas com a cor amarela", comentou o presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), Adriano Leite (PL), prefeito de Guararema.
De acordo com a atualização, o Alto Tietê registra 67% de ocupação de UTI e tem uma média de 15 leitos para cada 100 mil habitantes. Nos indicadores de evolução da epidemia, a região teve variação de 0,80% nos casos confirmados em relação à semana anterior, de 0,90% nas internações e de 0,85% nos óbitos.
Os indicadores (leitos de Covid-19 a cada 100 mil habitantes e variação de casos) sugerem ainda que o Alto Tietê já poderia estar na quarta fase do programa, a verde. Entretanto, mesmo com os números favoráveis, quando considerados os cinco itens, predomina o avanço somente para a fase amarela.
"A melhoria nos parâmetros que norteiam a classificação é resultado do trabalho de enfrentamento que vem sendo realizado nas cidades e, principalmente, da ampliação da capacidade hospitalar", ressaltou Leite
O dirigente lembra que em maio o Alto Tietê tinha 329 leitos de UTI. "Atualmente, são 468 e há mais para entrar em funcionamento tão logo todos os respiradores sejam instalados e a abertura do Hospital das Clínicas de Suzano seja efetivada no dia 30", antecipou o dirigente.
Leite reforçou o pedido de apoio à população para que saia às ruas somente se necessário e com os cuidados para evitar a exposição ao vírus. "Por mais alguns dias permaneceremos na fase laranja, de controle, e é fundamental que todos colaborem para que logo o Alto Tietê possa avançar, de forma segura e consciente, para a etapa amarela", concluiu o presidente do Condemat.