Após mais de dois meses de suspensão do funcionamento dos radares móveis, a Prefeitura de Mogi das Cruzes estima que na próxima segunda-feira os equipamentos voltem a ser instalados nas vias do município.
No início de abril, a Secretaria Municipal de Transportes adotou ações para enfrentar a pandemia do coronavírus e evitar a disseminação dos impactos financeiros na população, como por exemplo a interrupção momentânea da utilização dos dispositivos que medem a velocidade dos veículos e autuam os infratores.
"Com as restrições estabelecidas pela quarentena e a consequente diminuição no volume de veículos em circulação no município, foram definidas intervenções como a suspensão do funcionamento do sistema de Zona Azul e a interrupção dos radares estáticos na fiscalização de trânsito", afirmou a administração municipal na oportunidade.
A Prefeitura disse que durante este período de paralisação, os pontos de interesse da secretaria municipal foram acompanhados pelos agentes municipais de trânsito e caso fosse constatado aumento no desrespeito aos limites de velocidade e de risco à segurança da população o trabalho poderia ser retomado antecipadamente, o que não foi necessário.
Segundo a administração municipal, não houve, a princípio, registro de aumento significativo no número de acidentes graves nestes pontos.
A Prefeitura informou que os radares móveis costumam ser distribuídos por 14 pontos do município, sendo na avenida Francisco Rodrigues Filho (em dez locais), na avenida Yoshiteru Onishi (dois locais) e na avenida João XXIII (dois locais).