Em pouco mais de duas semanas, o aplicativo Remédio Agora, da Farmácia de Alto Custo de Mogi das Cruzes, para agendamento de data e horário para a retirada de medicamentos, registrou um aumento superior a 160% no número de usuários.
Desde o dia 19 de maio, quando o Grupo Mogi News publicou reportagem destacando que 787 pessoas já haviam aderido ao aplicativo, 17 dias se passaram e a quantidade de usuários aumentou para 2.052, um acréscimo de 1.265 novas pessoas.
Além disso, a quantidade de usuários que utilizou o aplicativo para agendar a retirada de medicamentos para os meses de junho e julho também apresentou significativa elevação. Foram 1.795 agendamentos, número superior em 1.228 em relação ao último levantamento, quando haviam 567 agendamentos cadastrados.
A Secretaria de Estado da Saúde informou que incentiva que todos utilizem a ferramenta, facilitando o cotidiano da população e garantindo maior conforto na retirada de medicamentos.
A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) assumiu no início de maio a gestão da unidade mogiana, com o objetivo de reduzir o tempo de espera e modernizar o atendimento.
A reportagem questionou a Pasta estadual sobre a falta de alguns medicamentos na unidade mogiana, como a Somatropina. Entretanto, a secretaria não foi clara se há a falta de medicamentos, alegando que uma nova remessa do medicamento está em fase de aquisição para garantir o abastecimento, enquanto aguarda também a compra pelo Ministério da Saúde - responsável pela reposição. "Tanto o fornecedor estadual quanto o órgão federal sinalizam entrega ainda junho", estimou a secretaria. (F.A.)