O governo do Estado alterou o formato de divulgação da reclassificação do Plano São Paulo e, a partir de agora, os anúncios das mudanças no programa de retomada econômica serão realizados às sextas-feiras. Antes, os informes ocorriam às quartas-feiras e as avaliações dos dados referentes à pandemia eram analisadas no dia anterior.
O objetivo, segundo o governador João Doria (PSDB), é que os dados sejam os mais atualizados possíveis, conseguindo os números concretos todas quintas-feitas. Além disso, Doria explicou que as mudanças de fase ocorrerão a cada duas semanas.
A secretária do Estado de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, afirmou que os dados são fundamentais para tomada de decisões e que a ideia é que a reclassificação seja realizada a cada quinzena. "Sempre passará a valer a nova classificação na segunda-feira seguinte após o anúncio, que será feito às sextas-feiras para que nós tenhamos números mais atualizados, a situação mais real", explicou.
A titular da Pasta ainda reforçou que o governo não hesitará em tomar medidas de restrição durante o período de avaliação para os municípios que apresentarem números que não condizem com o esperado. O anúncio das alterações do Plano São Paulo se tornou o principal ponto das coletivas do governo do Estado. Isso porque, ao que parece, o anseio maior por parte dos municípios, neste momento, é pela evolução ou manutenção de fase dentro do planejamento.
Questionado sobre as aglomerações nos transportes públicos e nos comércios, o coordenador executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, João Gabardo, afirmou que este é um motivo de preocupação do governo. "Nós podemos trabalhar com nossos indicadores, eles é que vão apontar se essa exposição maior tem sido suficiente para aumentar a transmissibilidade do vírus. Olhamos com atenção para isso", disse Gabardo. (F.A.)