A fotografia do artista Osmar Duarte foi a vencedora da categoria Instagram do 9º Prêmio de Fotografia de Mogi das Cruzes - 2020. Neste ano, devido à pandemia de Covid-19, o tema é "Meu Olhar, Meu Lugar", sobre o isolamento social e a visão dos fotógrafos de seus espaços de vida, abordando artisticamente os novos olhares, valores e significados da quarentena. O resultado final das demais categorias, que deveria ter sido divulgado em 5 de junho, foi adiado para o dia 18, devido a problemas técnicos no servidor da Prefeitura que impediram a análise das fotos inscritas.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, ressalta que o objetivo do concurso é promover uma imersão artística neste momento tão peculiar, criando um registro histórico da atual situação.
A imagem vencedora mostra uma criança confinada numa espécie de caixa retangular transparente, com olhos fixos num smartphone. Em seu perfil na rede social Instagram, o artista comenta sobre a foto: "Neste período de quarentena, minha procura por uma fotografia que pudesse resumir meus sentimentos e impressões sobre o que estamos passando resultaram nesta imagem."
No perfil da Secretaria de Cultura, onde as fotografias que concorriam ao prêmio foram postadas, a imagem vencedora obteve quase o dobro de curtidas da segunda colocada.
Além do tema, outra mudança no concurso fotográfico deste ano, também em função da crise gerada pela pandemia, é que não haverá premiação em dinheiro, uma vez que a verba inicialmente destinada a este fim foi remanejada para apoio emergencial aos profissionais da arte e cultura da cidade que tiveram suas atividades paralisadas em função da quarentena (por meio da Movi.Ar - Mostra Virtual A Arte Não Esqueceu de Você).
O concurso foi aberto a fotógrafos profissionais e amadores de todo o território nacional. Porém, apenas para uma categoria cada, com exceção da modalidade Instagram, que foi livre para todos os participantes.
O prêmio é dividido em quatro modalidades: Prêmio Mogi de Fotografia (participantes com idade mínima de 18 anos); Prêmio Melhor Foto Mogiana, exclusivo a fotógrafos da cidade e que segue a restrição da idade mínima de 18 anos; Prêmio Jovem, destinado a participantes com idades entre 7 e 17 anos, e o Prêmio Instagram, de livre participação.
Nas categorias Prêmio Mogi de Fotografia e Prêmio Jovem haverá premiação com troféu para primeiro e segundo colocados e também menção honrosa para quem ficar entre a terceira e a décima colocação. Na categoria Melhor Foto Mogiana, a premiação vai apenas para o primeiro e segundo lugares. Por fim, na categoria Instagram, troféu apenas para o primeiro colocado.