Dos quatro municípios do Alto Tietê com unidades do Bom Prato, nenhum confirmou até o momento a ação que oferece refeições gratuitas às pessoas de vulnerabilidade. O programa, anunciado pelo Estado na semana passada, ainda segue em fase de planejamento.
Na iniciativa, os moradores poderão retirar refeições gratuitas nas unidades com a apresentação de um cartão com QR Code, que libera o prato sem nenhuma taxa. No entanto, para isso acontecer, cabe às prefeituras a quantificação, identificação e localização dos beneficiários, bem como a entrega dos cartões de gratuidade.
No começo da semana, a reportagem entrou em contato com os municípios que têm unidades do Bom Prato. As prefeituras afirmaram que estavam em fase de planejamento ou que não receberam as informações oficiais. Ontem, o posicionamento de cada uma continuou o mesmo.
Em Mogi das Cruzes, a administração explicou que ainda está na fase de adesão ao programa e que aguarda orientações do governo para operacionalização. Questionada sobre o levantamento das informações dos moradores do município, a secretária de Assistência Social, Neusa Marialva, explicou que a Pasta já possui sistema informatizado, denominado Irsas, no qual os dados de todos usuários atendidos são lançados. "Trata-se de um público bastante dinâmico no sentido de migração, desta forma, podem existir novos usuários a serem inseridos neste período e alguns que eventualmente deixaram a cidade", disse. Para ela, a parceria terá um sistema específico para este cadastro de gratuidade, em que as equipes se organizarão conforme as orientações do Estado.
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos apontou que já está ajustando os procedimentos junto com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social para formalizar o protocolo para análise e inclusão do cadastro de pessoas em situação de vulnerabilidade no município.
No Bom Prato de Itaquá, por enquanto não houve alterações, de acordo a Prefeitura. "O Executivo segue em contato com o governo do Estado para que a medida possa ser adotada no município", informou.
*Texto supervisionado pelo editor.