A Prefeitura de Mogi das Cruzes irá oferecer na semana que vem 55 cursos voltados à capacitação profissional, sendo cerca de 1.550 vagas que serão oferecidos pelo Emprega Mogi em parceria com a empresa Fenícia Cursos, seguindo o Plano de Retomada Econômica que tem como objetivo estimular o desenvolvimento da cidade, a criação de empregos e a geração de renda para empresas e para a população durante a pandemia do coronavírus (Covid-19).A parceria foi realizada por meio de chamamento público do Executivo mogiano.
O projeto teve início no mês passado e segue até dezembro com o objetivo de oferecer, gratuitamente, cursos e materiais para a população durante a pandemia. Nesta parceria, as empresas podem disponibilizar os materiais à população de forma gratuita e com certificado.
De acordo com a diretora do Emprega Mogi, Glaucia Coutinho, a oportunidade vem em um momento importante para qualificar as pessoas e também ocupar a cabeça durante a quarentena. "Entendemos que neste momento delicado que estamos passando, onde muitos têm perdido seus empregos, é importante mantermos a sanidade e sairmos em busca de oportunidades, a qualificação é uma delas, pois ela abre fronteiras", disse.
A partir da semana que vem, os mogianos já poderão fazer o cadastro - um curso por CPF -, que serão disponibilizados em alguns sites, como o da Prefeitura e também o próprio site voltado à Retomada Econômica da cidade; poloconecta.pmmc.com.br/desenvolvimento/. Lá serão disponibilizados todos os cursos, inclusive os 55 cedidos pela Fenícia que serão liberados em diversas videoaulas.
O site recém inaugurado pela Prefeitura e pela Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Polo Digital, traz informações de interesse para os empreendedores e para os trabalhadores, reunindo os eixos estabelecidos pelo Plano de Retomada Econômica. Segundo o coordenador do Polo, Rodrigo Garzi, a ideia do site foi de realmente reunir todas as informações necessárias ao meio profissional, de uma forma mais simples e clara. "O site traz muita coisa que nós já vínhamos construindo no Polo Digital, como o conhecimento e também as soluções. Mas com essa plataforma, nós saímos de um nicho menor e transformamos isso em uma linguagem bem mais abrangível", disse.
A plataforma que traz um compilado de ações em prol do desenvolvimento, como guias de auxílio, mapas digitais, ferramentas de inovação e meios de apoio ao empreendedor, terá cada vez mais novos recursos, uma já cogitado por Garzi é a mentoria em grupo, em que as empresas ou os empreendedores poderão tirar dúvidas diretamente com um especialista.
*Texto supervisionado pelo editor.