Mogi das Cruzes possui atualmente 172 pessoas internadas em tratamento de Covid-19, entre as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e as enfermarias. O atendimento a estes pacientes fica a cargo do Hospital Municipal de Braz Cubas, do Hospital Luzia de Pinho Melo, da Santa Casa, do Ipiranga e do Santana. Os dados foram atualizados na live realizada pelo Facebook na noite de ontem pelo prefeito Marcus Melo (PSDB), marcando o seu retorno após ser curado do novo coronavírus.
Além disso, o prefeito informou que 100% dos leitos de enfermaria no município - que já possui 1.263 pessoas contaminadas e 105 óbitos em decorrência da Covid-19 - estão sendo utilizados, o que ressalta a importância do hospital de campanha. Na unidade provisória de saúde, 78 pessoas receberam tratamento, sendo que 44 já tiveram alta e 34 seguem em acompanhamento.
A live também serviu para informar que o município adotou um novo protocolo de orientação para a procura de atendimento. Desde o começo da pandemia, a população vem sendo orientada a procurar unidades de saúde apenas em casos graves, protocolo alterado recentemente. Agora, o prefeito Melo disse que, quanto mais cedo for diagnosticado e iniciado o tratamento da Covid-19, maiores as chances de cura, ou seja, caso a pessoa perceba os primeiros sintomas da doença, deve procurar as unidades de saúde próximas para ser avaliado.
"Em casa mesmo, a gente já tinha perdido o olfato, dor de cabeça e fomos orientados a ser atendidos no Hospital Municipal. Fizemos uma tomografia que apresentou inflamação de 25% nos nossos pulmões", relatou Melo, se referindo ao caso recente que passou com sua esposa, Karin Melo (veja mais na página 4). "Um beijo para a Karin, sei que está com saudade, mas, em breve, estaremos juntos", completou o prefeito.
Melo ainda informou que 45% dos leitos de UTI do HMMC estão ocupados no momento.