Devido às restrições impostas pela pandemia do coronavírus (Covid-19) e as recomendações para evitar aglomerações, o Junho Verde 2020 não terá atividades abertas ao público. Por isso, para atingir o maior número possível de pessoas, mas sem contato físico, a Prefeitura de Mogi das Cruzes fará duas transmissões ao vivo pelo Facebook (www.facebook.com/prefeituramogi/), hoje e amanhã sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), e para apresentação do Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA), respectivamente.
A primeira live será às 15 horas com a advogada Patrícia Barbosa Fazano, que tem extensa atuação na área de meio ambiente e é especialista em direito ambiental, educação ambiental e gestão ambiental. Ela abordará os 17 ODS definidos pelas Nações Unidas como parte de uma nova agenda lançada em 2015, durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável.
Amanhã, Dia Mundial do Meio Ambiente, às 10 horas, o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, e o diretor de Políticas Públicas em Educação Ambiental, André Miragaia, apresentarão o Plano Municipal da Mata Atlântica, após o período de consulta pública.
Antes do prazo para análise e sugestões, o documento havia sido apresentado em novembro do ano passado. O Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA) proporciona uma série de informações sobre o meio ambiente da cidade. Instituído pelo artigo 38 da Lei da Mata Atlântica (11.428/06), é um instrumento legal que direciona a ação dos municípios na conservação e recuperação da vegetação nativa do bioma.