O prefeito Marcus Melo (PSDB) disse que o Programa Mogi Ecotietê tem uma grande preocupação com o rio Tietê e que todo o projeto irá dar uma melhor condição ao corpo d'água. Para o prefeito, Mogi tem uma dívida com o rio.
"Mogi é a primeira grande cidade que, por décadas, polui o rio Tietê. Mogi deve muito ao rio por ter crescido em volta dele e deve esses esforços", destacou.
Melo ainda comparou a realidade de Mogi das Cruzes com a da capital paulista, ao menos no que diz respeito a limpeza do Tietê. Segundo ele, a dificuldade em propiciar melhores condições ao rio é grande, tanto que, mesmo com os altos investimentos praticados pelo município de São Paulo, não foi possível realizar um considerável trabalho de limpeza do rio até o momento. "Uma das grande preocupações nossa é com o tratamento do esgoto. Quando fui diretor do Semae, tiramos projetos importantes no papel, como a construção dos reservatórios da Vila Moraes, Jundiapeba e Vila Oroxó. O nosso objetivo é permitir que o rio seja um rio limpo novamente", concluiu.
Melo ainda afirmou que trabalhos para tratamento de esgoto e limpeza do rio são mais demoradas e levam anos para ser
concluídos. (F.A.)