Mogi das Cruzes chegou à marca de 1.075 pessoas curadas do novo coronavírus. A cidade começou a atender pacientes e lidar com as dificuldades impostas pela Covid-19 na segunda quinzena de março, quando foi confirmado o primeiro caso da doença.
O prefeito Marcus Melo (PSDB) reforçou a importância do feito alcançado no município e ressaltou o papel dos profissionais de Saúde do município para que a marca fosse superada. "Eu e minha família estamos entre os curados. Os grandes responsáveis por isso são nossos médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, equipes de limpeza, motoristas de ambulância e todos aqueles estão trabalhando na linha de frente. Obrigado por salvar vidas", concluiu o chefe do Executivo de Mogi das Cruzes.
A cidade avançou na fase de isolamento indicada pelo governo do Estado, mas os cuidados precisam ser mantidos. A Secretaria Municipal de Saúde reforça as orientações que devem ser adotadas na rotina para manter a prevenção ao novo coronavírus. Os cuidados devem ser redobrados com idosos e pessoas com outras doenças ou situações que causam baixa da imunidade.
O isolamento social ainda é a melhor forma de evitar o contágio, por isso, a principal recomendação é sair somente para trabalhar ou em casos de necessidade. O uso de máscara continua obrigatório sempre que precisar sair de casa. Pode ser um modelo caseiro, feito em tecido, mas é necessário observar sempre a necessidade de troca e o cuidado ao guardar o acessório antes de higienizá-lo com água e sabão ou em mistura com cloro.
Mogi das Cruzes registrou, até ontem, 6.525 notificações suspeitas de Covid-19, das quais 1.631 casos foram confirmados positivamente e 1.075 pacientes já se curaram ou tiveram alta da doença. Há, ainda, 3.901 exames negativos e 424 casos dispensados de coleta laboratorial, além de 993 casos aguardando resultados de exames. Ao todo, 131 pacientes foram a óbito.