Os índices do distanciamento social nas cidades monitoradas da região se mantiveram iguais em quatro dos cinco municípios mais populosos do Alto Tietê. A medida é necessária para conter o avanço do coronavírus (Covid-19) e, de acordo com os dados do Sistema de Monitoramento Inteligente do governo do Estado (Simi), Poá foi a única que apresentou elevação dos índices.
Na quarta e sexta-feira da semana passada, o índice de distanciamento social na cidade esteve em 44% e 42%, respectivamente, o que representa uma taxa de 43% nos dois dias. Já na terça e quinta-feira desta semana, os números registrados foram de 44% .
Em Mogi das Cruzes, na quarta e quinta-feira retrasada, a taxa de distanciamento social foi de 46,5%. O número é exatamente igual aos contabilizados na terça e quinta-feira passadas.
Em Suzano e Itaquaquecetuba, as taxas das duas datas também são iguais. Nos dias 27 e 29 do mês passado o índice foi de 44,5% nas duas cidades. Nesta semana, na terça e quinta-feira passadas, os índices foram, respectivamente, 45% e 44%, resultando na taxa de 44,5% em ambos os municípios.
Por fim, Ferraz também obteve os mesmos índices de cumprimento do distanciamento social entre a semana passada e esta semana. As taxas se mantiveram em 44%, na quinta e sexta-feira passada e na terça e quarta-feira anterior. No portal oficial do Simi não foram encontrados os números respectivos de cada dia da semana. Ainda não se sabe o motivo de o sistema ter sido alterado pelo Estado.
*Texto supervisionado pelo editor.