O hospital de campanha de Mogi das Cruzes atende atualmente 27 pacientes portadores de Covid-19, conforme informou ontem a Secretaria Municipal de Saúde. Neste domingo, a unidade completará duas semanas de funcionamento.
Ainda ontem, apesar do triste momento em que os casos da doença crescem a cada dia, uma notícia positiva: 30 pacientes já receberam alta desde o início do atendimento. Além disso, nenhum óbito foi registrado no local. A unidade funciona como uma extensão do Hospital Municipal, o Centro de Contingência do Coronavírus, também gerenciada pela Fundação do ABC.
Os atendimentos seguem de maneira gradativa, começando com 50 leitos e podendo chegar até a totalidade de 200 de enfermaria. O atendimento é feito por 230 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e outros especialistas contratados pela fundação ou remanejados de outras unidades da Prefeitura.
Na terça-feira passada, o Hospital Municipal recebeu do Estado dez respiradores para a ampliação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Municipal. "Os 35 leitos de enfermaria do Hospital Municipal já estão ocupados em sua totalidade, por isso a importância de novos leitos para a unidade", explicou o secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel.
*Texto supervisionado pelo editor.