A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes deteve, no sábado passado, duas pessoas por tráfico de drogas na região do Pico do Urubu. Com elas foram encontradas diversas substâncias, além de R$ 138,85 em dinheiro. O caso foi registrado no 1º Distrito Policial.
O flagrante aconteceu durante patrulhamento preventivo da Guarda Municipal na região do Pico do Urubu para coibir aglomerações. Durante o trabalho, um casal que estava em uma barraca montada em um ponto isolado foi abordado após tentar esconder um material.
Com eles, foram encontrados uma quantidade de maconha, um comprimido de ecstasy, selos de LSD, um frasco com líquido análogo a LSD, pasta esverdeada extraída da maconha, conhecida como BHO, e um invólucro com uma substância na forma de cristal, conhecida como MD ou droga do amor.
Os dois foram encaminhados à Central de Flagrantes, onde foi registrado boletim de ocorrência, e os suspeitos ficaram à disposição da Justiça.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes vem realizando uma série de ações e investimentos para fortalecer o trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal. Na sexta-feira passada, o prefeito Marcus Melo (PSDB) entregou seis novas viaturas para a corporação. Os veículos reforçam o trabalho de patrulhamento da Guarda Municipal, principalmente durante este período de combate à pandemia causada pelo novo coronavírus, em que a corporação está atuando para evitar aglomerações de pessoas e desrespeito às normas estabelecidas de distanciamento social.
Desde 2017, 35 novas viaturas, entre automóveis e motocicletas, foram incorporadas para a Guarda Municipal. O investimento permitiu que o número de viaturas em operação passasse de 20 para 49, entre automóveis, pick ups, motos, van e micro-ônibus.
Outra iniciativa importante no setor de segurança pública e que deve ser entregue neste sábado é Polo Municipal de Segurança, na avenida Lourenço de Souza Franco, no distrito de Jundiapeba. A estrutura terá base da Guarda Municipal, Centro de Formação e Treinamento e espaço para o canil da corporação. O investimento é de R$ 1,3 milhão.
A implantação de câmeras de monitoramento é outra ação desenvolvida pela Prefeitura. Desde 2017, a administração municipal dobrou o número de equipamentos em ruas, avenidas e espaços públicos. Atualmente, a cidade conta com 106 câmeras de monitoramento.
A administração também ampliou o número de guardas municipais e a criação de novos grupamentos, como a Ronda Escolar, a Patrulha Rural e a Patrulha Maria da Penha. Além disso, na avenida Engenheiro Miguel Gemma, está em andamento a construção da Central de Inteligência da Guarda Municipal.