O prefeito Marcus Melo (PSDB) participou ontem da formatura simbólica de novos guardas municipais de Mogi das Cruzes que participaram do Curso de Formação. A cerimônia aconteceu no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe) e obedeceu às regras de distanciamento social.
Nesta etapa, 41 novos guardas municipais que passaram por treinamento com duração de 6 meses, foram contratados. Além disso, um guarda municipal da cidade de Conchal, no interior do Estado, também participou da formação após a celebração de um termo de cooperação entre os municípios. "Nossa Guarda Municipal tem recebido uma atenção muito especial e hoje recebe novos integrantes que vão trabalhar para a segurança de todos os mogianos", afirmou o prefeito.
Os 41 novos guardas já estão atuando nas ruas, participando dos trabalhos de patrulhamento e monitoramento sobre as restrições de aglomeração de pessoas para o combate à pandemia do coronavírus. Com os novos formados, 80 guardas municipais já foram contratados desde 2018. Atualmente, a corporação conta com 213 guardas municipais.
A ampliação no efetivo da corporação permitiu a expansão dos serviços da Guarda Municipal e a criação de novos grupamentos, como a Ronda Escolar, a Patrulha Maria da Penha, que atende mulheres vítimas de violência doméstica, e a Patrulha Rural, voltada ao trabalho em regiões mais afastadas.
Outros investimentos
Na última sexta-feira, o prefeito Marcus Melo entregou seis novas viaturas para a Guarda Municipal, com isso, o número de veículos em operação passou de para 49 no total. O investimento da Prefeitura foi de R$ 677 mil. As viaturas serão utilizadas para a Patrulha Maria da Penha e Patrulha Rural.
Outro investimento importante da Prefeitura no setor de segurança pública é Polo Municipal de Segurança, que fica na avenida Lourenço de Souza Franco, no distrito de Jundiapeba, e será entregue neste sábado. Além disso, na avenida Engenheiro Miguel Gemma, está em andamento a construção da Central de Inteligência da Guarda Municipal.