A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos já escolheu um local para instalar o novo abrigo provisório que receberá os moradores em situação de rua. O projeto é uma parceria com o Estado. A Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Primorosa Jorge do Nascimento, na Vila Santo Antônio, deverá receber 20 camas e 20 colchões de solteiro e também um repasse financeiro de R$ 10 mil, para auxiliar no enfrentamento à pandemia do coronavírus (Covid-19).
De acordo com a Secretaria de Assistência Social o termo de aceitação da ajuda, proposto pelo governo para que os municípios consigam adquirir os benefícios emergenciais, já foi concluído, agora são 30 dias para apresentar o plano de trabalho, que está sendo elaborado. O projeto leva em conta as cidades com mais de 100 mil habitantes.
Mesmo sendo projetado pelo governo estadual, a escolha do local precisa ser definido pela Prefeitura, junto com os custos da unidade. No entanto, no desenvolver do plano de trabalho, o Executivo municipal já confirmou a instalação do abrigo para a Emeb Primorosa Jorge do Nascimento, e após a conclusão do plano de trabalho, a escola deverá receber os equipamentos para começar a disponibilizar as vagas.
Em Mogi das Cruzes, a Prefeitura explicou que ainda não recebeu as orientações da parceria, mas apontou que deverá solicitar a incorporação dos valores e recursos para incremento dos dois serviços de acolhimento provisórios do município, que já somam cem vagas. Uma das unidade está localizada no antigo prédio do Sesi, em Cezar de Souza e a outra na Escola Estadual (E.E) Doutor Deodato Wertheimer, na Vila Industrial.
Já a Prefeitura de Suzano explicou que possui interesse na iniciativa e que já está em contato com o governo do Estado, para obter mais detalhes sobre os trâmites e procedimentos. No momento, o município já possui um centro de acolhimento localizado no Ginásio Poliesportivo Paulo Portela, na região central da cidade, com capacidade para 50 pessoas.