Após não conceder, na semana passada, a liberação para que os municípios do Alto Tietê deem início à retomada da atividade comercial, o governo do Estado de São Paulo anuncia hoje uma nova reavaliação, que pode implicar na abertura de alguns setores econômicos, da mesma forma que já acontece na capital.
A partir das reuniões realizadas pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) com o secretário do Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, realizada nos últimos dias, tudo indica que o Alto Tietê mudará de fase, passando para a classificação laranja do "Plano São Paulo", o que implica na reabertura de shoppings e comércios como concessionárias, lojas automotivas, escritórios, dentre outros.
Ontem à noite, o prefeito de Mogi, Marcus Melo (PSDB), confirmou essa boa expectativa de um resultado positivo por parte do governo do Estado sobre a mudança da faixa vermelha para a faixa laranja, o que possibilitará o início da flexibilização do comércio. "O governo do Estado realizará ainda hoje (ontem) uma análise sobre as condições de reabertura gradual do comércio. As chances da reabertura agora, sem dúvida, são maiores do que na semana passada - até pelo bom número de leitos apresentados em Mogi e região e a estabilidade da doença", afirmou Melo.
Mesmo assim, o prefeito se mostrou preocupado pelo grande movimento de pessoas nas ruas. "A quarentena continua, as pessoas não podem esquecer disso. Todas as medidas de segurança, visando a saúde, devem ser mantidas", alertou.
Há exatamente uma semana, havia a expectativa dos prefeitos do Alto Tietê para a reabertura do comércio, frustrada após o anúncio do governador João Doria (PSDB), que manteve os municípios na faixa vermelha no programa estadual, ou seja, com as atividades comerciais classificadas como não essenciais, paralisadas.
O anúncio a ser feito hoje pelo governador vem após o Condemat concentrar esforços para a ampliação do leitos de UTI. No início desta semana, o governo do Estado confirmou que o Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos recebeu dez novos respiradores para ampliar o número de leitos de UTI à rede de atendimento à Covid-19, assim como o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes. Esses 20 respiradores enviados na segunda-feira passada, somam-se aos outros 20 entregues na semana passada, também via Estado. Na oportunidade, Mogi recebeu dez ventiladores. Itaquá foi contemplada com o restante.
Caso o governo do Estado decida por não promover alteração nas classificações para os municípios da região, outra avaliação semelhante será feita apenas na próxima quarta-feira, na semana em que deve se encerrar a quarentena decretada pelo governador Doria em todo o Estado
Em nota encaminhada no início desta semana, a direção do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) informou que os prefeitos da região têm mantido contato com o secretário do Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e que a expectativa é de que as cidades avancem para uma nova fase do Plano São Paulo nos próximos dias.
Na capital
Em São Paulo, a Prefeitura vai liberar a partir de hoje o funcionamento do comércio de rua, enquanto há a expectativa de que os shoppings centers recebam a liberação na próxima quinta-feira.