As equipes da Assistência Social de Mogi das Cruzes cadastraram desde a última quinta-feira 25 pessoas que vivem em situação de rua no programa de gratuidade de refeições no Bom Prato. As inscrições são feitas no Centro POP, localizado na avenida José Benedito Braga, na Vila Mogilar. O programa foi anunciado pelo governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), no final do mês passado e o município demonstrou interesse na participação poucos dias após a divulgação oficial.
Os interessados podem fazer as inscrições das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Para garantir um cadastro mais completo o usuário apresenta o RG ou o número do CPF, mas esses itens não são obrigatórios, conforme explicou a Prefeitura. "Desta forma, mesmo que o morador não possua a documentação, o cadastro é realizado somente com o nome, não havendo prejuízo para ele no acesso às refeições gratuitas", explicou a secretária de Assistência Social, Neusa Marialva.
Independentemente do cadastro, os encaminhamentos para regularizar a documentação também são efetuados pelas equipes da Assistência Social, pois ter a documentação em mãos é um passo importante para acesso a outros direitos. "Direitos esses que são importantes para a população que vive em situação de rua, como encaminhamento para o mercado de trabalho e atendimento na rede pública", acrescentou a secretária.
No ato do cadastro, os moradores recebem um cartão que devem apresentar em todas as retiradas das refeições diárias: café da manhã, almoço e jantar.
*Texto supervisionado pelo editor.