O governador João Doria (PSDB) confirmou ontem a abertura do Hospital das Clínicas de Suzano no próximo dia 30, com um bloco exclusivo para atendimento de infectados por coronavírus (Covid-19) do Alto Tietê. O anúncio atende o compromisso firmado pelo Estado com o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) para ampliar a capacidade hospitalar e representa, principalmente, a conquista de uma das principais bandeiras dos prefeitos: as portas abertas para os pacientes da região.
O anúncio foi feito por Doria e o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann, durante reunião com líderes e deputados da região. O presidente do Condemat e prefeito de Guararema, Adriano Leite (PL), destacou a conquista. "Há tempos os prefeitos, com apoio dos deputados, vêm trabalhando pela abertura do HC Suzano para a população do Alto Tietê e isso finalmente vai acontecer. Neste primeiro momento, para ajudar no enfrentamento ao coronavírus. E após a pandemia, o hospital vai permanecer disponível para atendimentos clínicos", disse.
Segundo o Condemat, a abertura será com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 30 de Clínica Médica, com possibilidade de ampliação de mais 50 neste último tipo, totalizando 90 leitos.
O atendimento exclusivo de pacientes Covid-19 será feito no Bloco C, que funciona no prédio inaugurado há dois anos. Os 80 pacientes crônicos que estavam nessa unidade foram transferidos para o Bloco B, recém-reformado. A escolha do Bloco C para atendimento exclusivo Covid-19 é porque ele já dispõe de uma estrutura que supre as necessidades para o tratamento dos infectados. "Essa é uma vitória de todos que somaram esforços para a abertura do HC Suzano, que não vai atender só a nossa cidade, mas os pacientes de todo o Alto Tietê. Uma conquista histórica", ressaltou o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL).