Os motoristas que trafegam pelo corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto (SP-70), em trechos de Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Guararema, passaram a aderir ao novo sistema de pagamento do pedágio implantado pela concessionária Ecopistas, que administra a via. Desde 1º de maio, os motoristas podem efetuar o pagamento por meio de cartões de débito e crédito.
A empresa explicou que, desde o início do mês passado, 580 motoristas realizam o pagamento da tarifa usando a aproximação. O uso vem crescendo e, na última semana, a média foi de 900 motoristas por dia. A novidade foi implantada pensando nas medidas para conter a propagação do coronavírus (Covid-19), já que diminui o contato com notas e moedas.
O sistema de pagamento por aproximação funciona com cartões de débito e crédito e também com dispositivos eletrônicos com a tecnologia Near Field Communication (NFC) habilitadas. A função permite que o usuário pague o pedágio apenas aproximando cartão ou dispositivo e pague sem precisar digitar senha e ter contato com o dinheiro.
A medida está funcionando em fase de teste e é acompanhada pela Agência de Transportes de São Paulo (Artesp). A Ecopistas também pontuou ontem que, caso a alternativa continue apresentando bons resultados, o projeto deverá se tornar definitivo mesmo ao final da pandemia.
Em relação à saúde dos funcionários, a concessionária afirmou que tomou todas as medidas indicadas pelos órgãos de saúde para a proteção. Eles receberam álcool em gel, máscaras, orientações de proteção e distanciamento e os locais de trabalho tiveram reforço na limpeza e
higienização. (T.M.)