Após receber reclamações de profissionais da Saúde, o vereador Otto Rezende (PSD) apresentou indicação na sessão da Câmara de Mogi das Cruzes para que sejam disponibilizadas máscaras do tipo N95 / PFF2 ou superior para médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
Segundo o parlamentar, a medida objetiva proporcionar uma efetiva proteção contra o coronavírus, visto que tais profissionais estão recebendo possíveis pacientes com Covid-19 diariamente. "Recebi ligação de profissionais de saúde falando que precisam de máscaras", afirmou Rezende. A indicação foi aprovada por unanimidade.
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Comitê Gestor do Coronavírus, explicou que a Anvisa prevê que o uso dessa máscara específica é destinada para profissionais de saúde que realizam procedimentos aerossóis como, por exemplo, intubação ou aspiração traqueal, ventilação mecânica não invasiva, dentre outros procedimentos, e que essas situações não se enquadram para UBSs. "A Prefeitura está garantindo todos os equipamentos de segurança indicados pelas normativas em vigor de acordo com as necessidades dos profissionais", completou por meio de nota.
Pezzuti
Amplamente discutido entre os vereadores na sessão, os 60 leitos prometidos para o Hospital Estadual Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, em Jundiaoeba, devem ser disponibilizados após a entrega dos leitos do Hospital das Clínicas de Suzano. Isso quem informou foi o deputado federal Marco Bertaiolli (PSD), em entrevista recente. (F.A.)