A Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara de Itaquaquecetuba, que investiga irregularidades nas ações de combate ao coronavírus (Covid-19), discutirá hoje a baixa quantidade de leitos que serão implantados no hospital de campanha, que deve ser inaugurado na próxima terça-feira. Há três dias, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que apenas sete vagas serão disponibilizadas no hospital de campanha, que será divida entre a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Caiuby e onde seria instalado o Centro de Saúde Infantil (CSI). A previsão era de que a Prefeitura instalasse 50 leitos.
Durante a reunião de hoje, que ocorrerá às 15 horas, os parlamentares devem colocar o assunto em discussão. A repercussão negativa se deve não só à mudança no número de leitos, mas principalmente à baixa quantidade dos equipamentos. Isso porque, Itaquá é a segunda cidade do Alto Tietê com o maior número de mortos e infectados pelo novo vírus.
Ao que tudo indica, nem mesmo os vereadores tinham conhecimento sobre a última informação da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a Câmara Municipal, o vereador Armando Neto (Avante) compareceu ontem à tarde nas unidades municipais de saúde para buscar informações oficiais no que diz respeito à mudança.
Além dele, ontem, outros vereadores também estiveram em busca de mais informações. "Neste momento, os vereadores preferem não se posicionar sobre o assunto até entenderem o motivo para a redução de leitos implantados", explicou a Câmara.
Questionada durante a semana, Prefeitura informou que "devido a grande dificuldade na compra de equipamentos, a previsão é de que sejam equipados no total 7 leitos para estabilização".
O hospital
A unidade destinada ao tratamento de pacientes portadores do novo coronavírus funcionará com cinco leitos na UPA do Caiuby, e dois onde seriam o (CSI). Ainda segundo o Executivo, a previsão de custo para o hospital de campanha é de aproximadamente R$ 4 milhões que serão gastos durante todo o período da pandemia, estimado em seis meses pela Prefeitura.
*Texto supervisionado pelo editor.