Os estacionamentos de modalidade Zona Azul já voltaram à normalidade em cinco cidades do Alto Tietê devido ao crescimento do movimento de veículos neste período de pandemia do coronavírus (Covid-19). Algumas já haviam retornado com a cobrança ainda no mês passado, antes da flexibilização, mas outras decidiram pelo retorno do sistema em razão da alta circulação de carros e motos, por causa da reabertura dos comércios na região.
Em Suzano, o sistema de Zona Azul, que possui 1.854 vagas, foi retomado no dia 4 de maio e está ativo até agora, devido um aumento no número de veículos na região central da cidade. Essa elevação está sendo monitorada pelas equipes da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana. O valor cobrado é R$ 1,50 por tíquete, tanto nas vagas de permanência máxima de uma hora quanto nas de duas horas.
Arujá, que retornou com a modalidade em 18 de maio, foi a única cidade que voltou com a modalidade para controlar a circulação de carros e possíveis aglomerações. De acordo com a Prefeitura de Arujá, todas as vagas voltaram a valer, menos as que estão situadas próximas a pronto de atendimentos, hospitais e maternidade. O sistema está funcionando em 15 ruas e em quatro avenidas da cidade. Os valores não foram divulgados pela Prefeitura.
Já Poá foi o último município a voltar com o sistema, no dia 19, que conta com 1.096 vagas na Área Azul, como é chamado. O município tinha suspendido a modalidade logo após o início da quarentena e segundo a Prefeitura, a ação também aconteceu devido os registros de aumento do volume de veículos na área central, em meio à pandemia coronavírus. O valor cobrado dos motoristas no sistema de estacionamento rotativo é de R$ 1,60, por uma ou duas horas, dependendo da área que o veículo estiver.
Em Ferraz e Itaquaquecetuba o estacionamento rotativo voltou, mas sem muitas informações. De acordo com a Prefeitura de Ferraz, são 1.245 vagas no total e estavam suspensas desde março. Ambas prefeituras não deram informações sobre quando começou a valer novamente o sistema e também sobre o valor das vagas rotativas.