Com a flexibilização da quarentena na sexta-feira passada, que viabilizou a reabertura parcial do comércio, muitas pessoas foram às lojas, principalmente em busca do presente para o Dia dos Namorados. Devido ao aumento do fluxo de munícipes nas ruas de Mogi das Cruzes, a Secretaria Municipal de Transportes identificou ontem um pequeno crescimento da quantidade de passageiros no transporte coletivo.
De acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, no domingo retrasado 11.252 pessoas utilizaram os ônibus municipais para se locomover. Já no domingo passado, anteontem, a quantidade total foi de 11.795 passageiros, representando um crescimento de 4,82% entre as duas datas. Apesar da flexibilização e do fluxo intenso de clientes em lojas centrais do município, o Mogi Shopping não recebeu muitos compradores no final de semana passado.
Nos próximos dias, o governo do Estado de São Paulo continuará acompanhando as atividades nas cidades para definir se será preciso voltar à faixa vermelha ou prosseguir na faixa laranja. O levantamento dos dados mostrou também que a variação de passageiros entre o sábado retrasado e o último sábado foi de 8,18%. Isso porque, no sábado retrasado, 12.456 munícipes trafegaram pela cidade utilizando o transporte público municipal. Já no sábado passado, no segundo dia de flexibilização da quarentena, foram contabilizados 13.476 passageiros.
Na semana passada, 166 ônibus foram colocados nas linhas do município, significando um aumento de 50,9% frente à frota que vinha sendo utilizada. "Algumas adequações já foram feitas, como o reforço de viagens em algumas linhas em que foram detectadas maior movimentação de passageiros", explicou ontem a Secretaria Municipal de Transportes.
Os técnicos da secretaria continuam acompanhando o volume de passageiros em cada itinerário e o andamento da reabertura dos setores não essenciais do comércio para definir outras possíveis adaptações.
*Texto supervisionado pelo editor.