O lançamento do aplicativo Reciclando, desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e o Centro Universitário Braz Cubas, é um dos eventos mais aguardados da programação do Junho Verde. A ferramenta já está disponível, conforme adiantou o Mogi News na edição de domingo passado, mas a apresentação oficial será feita nesta terça-feira, às 10 horas, por teleconferência, e deve dinamizar o Programa Recicla Mogi. Implantado em Mogi das Cruzes em 2012, o programa tem sido responsável pelo aumento gradativo no índice de reciclagem de Mogi das Cruzes - que saltou de 0,5% em 2012 para 5% em 2020.
O secretário de Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, lembra que todos os detalhes do aplicativo serão apresentados durante o evento, mas adianta pontos básicos de seu funcionamento: "É uma novidade moderna e importante, pois permitirá à Prefeitura conhecer mais o trabalho desses profissionais, que tanto auxiliam no processo de reciclagem. Não tem o caráter de fiscalização, mas sim de diagnóstico", explica.
A parceria entre a Secretaria do Verde e a Braz Cubas acontece desde o ano passado. O aplicativo foi desenvolvido por professores e estudantes das áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com base no projeto dos estudantes de Gestão Ambiental, em parceria com técnicos da secretaria. Ele ajuda a identificar o volume de material coletado por catadores e sucateiros independentes - além de mapear os locais onde os recicláveis são recolhidos, bem como seu trajeto.