O Alto Tietê ultrapassou a marca de 500 pessoas mortas por coronavírus (Covid-19) 83 dias depois do registro da primeira morte, em 24 de março, em Suzano. A última atualização do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), compilado junto às prefeituras, aponta que, desde sábado, 23 pessoas perderam a batalha contra o vírus, totalizando 507 óbitos, ou seja quase 10% das pessoas que foram infectadas, morreram.
Mogi, com 1.488 casos da doença registrou, nestes três dias, mais 12 mortes, totalizando 128 desde a primeira, em 31 de março. A cidade conta com um hospital de quarentena para até 200 leitos, a unidade está montada na avenida Cívica, ao lado do Ginásio Municipal Hugo Ramos. Na sequência surge Itaquá, que ontem não confirmou nenhuma morte, porém o município revelou na semana passada ter atingido a marca de cem óbitos, sendo a primeiro em 13 de abril. No total são 735 pessoas com a doença. O hospital de campanha, que está sendo instalado em duas unidades de saúde, uma no bairro Jardim Caiuby e outra no centro, vai comportar, segundo a Prefeitura, apenas sete leitos, porém, o primeiro anúncio para a unidade de retaguarda, em 24 de abril, informava a instalação de 50 vagas.
Em Suzano, foram confirmadas mais duas mortes por coronavírus. A soma deixa o município com 81 óbitos entre os 1.116 moradores contaminados. A primeira foi em 24 de março. O hospital de campanha está instalado no Parque Max Feffer, com capacidade para até 80 leitos, sendo dez de suporte avançado e estabilização. Ferraz tem 67 óbitos, sendo o primeiro confirmado em 14 de abril e o último ontem. Na cidade são 566 pessoas infectadas, parte delas são atendidas no hospital de campanha, no Ginásio Municipal de Esportes Professor Adão Dias dos Santos, no Jardim Santa Rosa. O espaço possui 50 poltronas para de casos leves, 20 leitos para média complexidade e dez de UTI.
Por fim, Poá registrou uma nova morte, no total são 42 vítimas fatais, a primeira foi em 14 de abril. Os dados atualizados mostram que o município possui 375 pessoas com a doença. O hospital de campanha está localizado atrás do Hospital Municipal Guido Guida e possui 30 leitos, sendo dez para casos graves. Arujá, com três, Guararema com dois, e Biritiba Mirim e Santa Isabel, com um caso cada, são as demais cidades a registrar mortes por Covid-19 desde sábado