Com o início da reabertura das atividades comerciais, na sexta-feira passada, a Prefeitura segue fiscalizando, ainda com mais intensidade, o cumprimento das regras e funcionamento das lojas.
O prefeito Marcus Melo (PSDB) afirmou que a grande maioria dos comerciantes que retomou o atendimento presencial respeitou as determinações do governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura. Por outro lado, alguns donos de estabelecimentos ainda não cumpriram todas as determinadas pelos órgãos de Saúde, e, segundo o prefeito, devem se adaptar em breve para evitar punições. "Mais de 95% dos comerciantes e empresários respeitaram as determinações neste primeiro final de semana, só que alguns ainda não se adaptaram. A Prefeitura e as entidades ligadas ao comércio têm um papel importante neste momento, que é o de orientar os lojistas, para se evitar notificações e multas", Alertou o prefeito.
Ainda segundo o chefe do Executivo de Mogi das Cruzes, os principais registros de irregularidades por parte dos comerciantes foram a falta da obrigatoriedade do uso de máscara dentro do estabelecimento, assim como disponibilização de álcool em gel para funcionários e clientes e a falta de controle do acesso de pessoas dentro da loja.
Reuniões
Ainda para reforçar as medidas necessárias para o funcionamento ideal das atividades comerciais neste momento, Marcus Melo terá uma reunião com a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) nos próximos dias. "Estamos nos reunindo com as entidade para reforçar os protocolos e as medidas de segurança para o comércio". (F.A.)