O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio do Programa Municipal de Controle de Escorpiões, realizou na terça-feira passada, no período noturno, uma ação de busca por escorpiões no Distrito de Cezar de Souza, região escolhida de acordo com o mapeamento realizado nos últimos 12 meses na cidade. O objetivo da ação é prevenir acidentes.
O escorpião é um aracnídeo terrestre de hábitos noturnos e o seu surgimento é mais comum no período de altas temperaturas. No entanto, a baixa movimentação urbana em função do atual e necessário distanciamento social, tem criado condições favoráveis para o alojamento de escorpiões, principalmente em imóveis comerciais fechados.
Para se prevenir, a população deve manter quintais, garagens, depósitos, jardins e outros espaços sempre limpos, evitando acúmulo de folhas secas, lixo, madeiras, entulhos, telhas, tijolos e lenhas. Os escorpiões se escondem durante o dia em áreas sombreadas e úmidas, como troncos de árvores, pedras, tijolos, construções, frestas de muros, dormentes de estrada de ferro, lajes de túmulo, e se alimentam de baratas, grilos, cupins e aranhas, ou seja, a proliferação destes insetos favorece o surgimento de escorpiões.
Em caso de picada, a pessoa precisa procurar assistência médica o mais rápido possível, levando, sempre que possível, o animal para ser identificado ou uma foto.