A tecnologia vem sendo uma forte aliada em tempos de pandemia do coronavírus. Desde a retomada parcial do comércio até a manutenção do aprendizado das crianças mogianas, aplicativos e ferramentas tecnológicas foram desenvolvidas e vêm mostrando resultados significativos. Tamanha é a importância destes mecanismos, que boa parte do comércio depositará em uma dessas ferramentas as esperanças para salvar a segunda data mais importante para o setor no ano, o Dia das Mães.
No que se refere à Educação, as crianças mogianas estão bem amparadas. Mesmo com todas as dificuldades de estudo em tempos de pandemia, pais e alunos da rede municipal podem contar com a plataforma "Para Fazer em Casa" e manter os estudos, mesmo que longe das escolas. O projeto foi elaborado pelo Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e auxilia alunos a manterem uma rotina de estudos de maneira lúdica e criativa neste período de recesso escolar. As atividades são voltadas para estudantes do Berçário ao Ensino Fundamental e contêm no material um vídeo educativo sobre orientações e prevenção à Covid-19. Foram selecionadas atividades e brincadeiras que podem ser feitas em casa; e o material conta ainda com indicações de links educativos, livros, filmes e passeios virtuais.
Além do aplicativo "Para Fazer em Casa", as crianças ainda contam com o "Migo", outra ferramenta que tem um personagem criado para orientar as crianças durante as aulas de Inglês. Elaborado por educadores e nove orientadores de informática, o game educacional, lançado pela Secretaria Municipal de Educação, ajuda mais de 40 mil alunos da rede municipal de ensino a aprender a língua estrangeira. O game pode ser acessado por tablets, computadores e celulares em www.migo.se-pmmc.com.br.
"As crianças não podem parar de aprender e brincar. Eu utilizo todas as ferramentas que estão ao meu alcance, tanto pela internet quanto brincadeiras, como pinturas, entre outras. Os aplicativos educacionais vêm ajudando muito nesse momento em que minhas filhas estão em casa o tempo todo", disse a manicure Cristina Cavalcante, de 32 anos, mãe de Mirian (8 anos), Suzana (7 anos), Veronica (6 anos) e Agatha (4 anos). Segundo ela, todas utilizam a plataforma Migo para aprender outro idioma. "Quem mais se diverte é a Agatha. Para ela tudo é novidade", disse a mãe.
App na Saúde
Em Suzano, após o surto do coronavírus, foi desenvolvida uma plataforma de atendimento on-line que conecta o paciente que apresenta sintomas da doença com um médico, chamada telemedicina. O sistema de atendimento, inclusive, é uma tendência, com campo de crescimento, mesmo após a Covid-19 ser controlada no país. O projeto visa oferecer ao paciente uma teleconsulta rápida e segura. A pessoa que apresentar sintomas da Covid-19 pode ligar para a central e, neste primeiro contato, a atendente realiza uma triagem, com pedidos de informações como CPF e endereço. Em seguida, encaminha um SMS ao paciente. Quando a mensagem chegar ao celular, o usuário deverá clicar no link, que vai direcioná-lo a uma videochamada com um médico pela internet. A partir daí, ele terá todo o atendimento adequado. Em muitos casos, a telemedicina dispensa integralmente a consulta médica presencial.