Três tabacarias e um salão de beleza foram interditados no sábado pelas equipes do Departamento de Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Suzano por funcionarem sem autorização. De acordo com a administração municipal, os estabelecimentos estão localizados no bairro Miguel Badra e as ações foram feitas no período noturno.
As ações tiveram participação da Vigilância Sanitária, da Guarda Civil Municipal (GCM) e das Polícias Civil e Militar. O objetivo era verificar os locais em que as atividades não essenciais estavam funcionando normalmente, descumprindo o decreto nº 9.432/2020. Segundo explicações do diretor do Departamento de Fiscalização de Posturas, Edson Tavares, além da interdição os proprietários foram autuados.
"Vários produtos das tabacarias, principalmente essências, também não continham nota fiscal. Já o salão de beleza, tinha uma mesa de bilhar e aglomeração de pessoas. Ainda flagramos a presença de menores de idade em todos esses locais", explicou Tavares.
A abordagem levou cerca de cinco horas e foi realizada em todo o bairro. Em menos de uma semana, esta é a terceira medida de interdição tomada pelo setor. Ontem a operação ocorreu na área central, onde alguns estabelecimentos de serviços não essenciais também foram interditados.
Já na quarta-feira passada, uma casa no bairro Chácara Estância Paulista, na região do Raffo, foi lacrada por fiscais após diversas denúncias de vizinhos. No local ocorria um encontro com cerca de 15 pessoas. Ainda de acordo com as informações da prefeitura, 255 estabelecimentos foram vistoriados pelo descumprimento do decreto.
*Texto supervisionado pelo editor.