A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) assumiu nesta semana a gestão da Farmácia de Alto Custo de Mogi das Cruzes, localizada em frente ao prédio sede da Prefeitura, com objetivo de reduzir o tempo de espera e modernizar o atendimento. A reportagem do Grupo Mogi News esteve ontem no local e notou que não havia nenhum cliente no entorno das calçadas, no entanto, foi possível identificar certa aglomeração de pessoas esperando os atendimentos na parte interna da farmácia.
Embora não seja uma atribuição da Prefeitura, no final de março, em função da pandemia do novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde montou um esquema especial de apoio ao serviço estadual para agilizar as entregas dos medicamentos. Também incluiu pacientes com mais de 60 anos no esquema de distribuição domiciliar de medicações de uso contínuo, exceto para substâncias controladas.
"As primeiras melhorias já foram adotadas por meio de uma reforma que otimizou a distribuição dos espaços de atendimento ao público. Outra novidade é um aplicativo que permite o agendamento para entrega dos medicamentos", informou o prefeito.
O aplicativo Remédio Agora, desenvolvido pelo Estado, permite que o paciente agende a data e o horário para a retirada do medicamento, reduzindo o tempo de espera na unidade. O atendimento sem hora marcada continua, mas a proposta é que o aplicativo seja amplamente divulgado e utilizado pela população do Alto Tietê.
A Farmácia de Alto Custo está localizada na avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 776, no Centro Cívico.
Colaborou Thamires Marcelino