Os mogianos que receberam diagnósticos positivos para o novo coronavírus (Covid-19) na primeira amostragem dos testes rápidos, feita pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde, farão novos exames nesta segunda-feira. A segunda etapa do processo faz parte do acompanhamento da Vigilância Epidemiológica de Saúde aos pacientes infectados.
Este trabalho aleatório tem, na prática, o objetivo de visitar bairros e realizar os testes em pessoas que não foram ao hospital e unidades de saúde, com o intuito de antecipar um possível tratamento, caso seja necessário.
De acordo com as informações da Prefeitura, os 25 moradores que testaram positivo para o coronavírus na primeira amostragem recebem acompanhamentos contínuo do estado de saúde. Após 21 dias da primeira amostragem, esta nova etapa visa diagnosticar a permanência ou ausência do vírus nos pacientes.
Ao todo, foram realizados mil testes aleatórios nos bairros da cidade, cujo o objetivo era saber qual parcela da população teve contato com o vírus, ainda que não tivesse desenvolvido sintomas. A Secretaria Municipal de Saúde ainda não levantou os dados que mostram o bairro mais atingido pelo vírus na amostragem dos testes rápidos.
Apesar disso, a Pasta já apontou, na semana passada, que bairros como Jundiapeba, centro e Vila Oliveira, sestão entre os que possuem o maior número de infectados. Até quinta-feira passada, o município registrava 46 diagnósticos positivos da doença.
Para a segurança de todos os profissionais de saúde, bem como da população em geral, equipes da Secretaria Municipal de Saúde trabalharam identificadas, com carro oficial, uniforme e crachá de identificação nas aplicações dos testes aleatórios.
*Texto supervisionado pelo editor.