O secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel, estará na Câmara Municipal nesta terça-feira para prestar esclarecimentos aos vereadores sobre as ações adotadas pela administração municipal no enfrentamento à pandemia do coronavírus.
A ida do titular da Pasta à Casa de Leis mogiana atende o convite formulado pelos parlamentares na última sessão ordinária, realizada na quarta-feira passada.
A reunião ocorre às 11 horas, no plenário da Câmara, de forma presencial e com a participação de parlamentares de forma online. Dentre os principais assuntos que serão discutidos está a denúncia levantada em plenário pelo vereador Mauro Araújo (MDB) de que alguns moradores de São Paulo estariam internados no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC) para tratamento da Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde negou que hajam pacientes da capital no HMMC.
O tema foi amplamente discutido na Casa de Leis na última semana e a presença do titular da Pasta foi tida como indispensável. No mesmo dia, a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde confirmou que Naufel estaria disposto ao promover a reunião.
Arnaldo Pezzuti
Outro tema que certamente será pautado na manhã desta terça-feira é a não utilização do Hospital Estadual Doutor Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, no distrito de Jundiapeba, para o tratamento da Covid-19. Isso porque na última sessão ordinária o vereador Otto Rezende (PSD) apresentou uma moção de apelo para que o governador João Doria (PSDB) estude a possibilidade de utilização dos 60 leitos do Hospital Doutor Arnaldo Pezzuti Cavalcanti no enfrentamento da pandemia. "Hoje, tem 60 leitos prontos, equipados e ociosos a menos de 15 quilômetros do centro de Mogi. Queremos que o Estado, antes de fazer protocolo, (sobre destinação de leitos) veja a possibilidade da utilização desses leitos, para que o tratamento contra a Covid-19 seja ampliado aos mogianos", explicou Rezende na oportunidade.
A possibilidade de utilização da unidade de Saúde de Jundiapeba foi divulgada pelo Grupo Mogi News nas últimas semanas, quando o deputado federal Marco Bertaiolli (PSD) falou sobre o assunto.
Não é por ai
A Prefeitura, porém, já afirmou à reportagem que montar um Centro de Referência para o Coronavírus no hospital Arnaldo Pezzuti poderia colocar em risco pacientes debilitados que já são assistidos no local e que possuem outros diversos comprometimentos de saúde, indicando que não é intenção da administração municipal solicitar os leitos para o tratamento do coronavírus, ao menos neste momento.
Desde o início da pandemia, é o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC), em Braz Cubas, que vem sendo utilizado como centro de referência contra a Covid-19.