O secretário municipal de Saúde de Mogi das Cruzes, Henrique Naufel, disse ontem, durante live realizada pelo Facebook, no início da noite, que, no momento, cerca de 46% dos pacientes que estão internados no Hospital Municipal, em Braz Cubas, entre Unidade Terapêutica Intensiva (UTI) e enfermagem, são de fora de Mogi das Cruzes.
No início da semana que vem, o secretário Naufel, junto com uma comitiva de autoridades do município, terá um encontro virtual com representantes da Secretaria do Estado de Saúde e o secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann, além de diversos outros municípios de São Paulo, para que sejam definidos os hospitais de referência ao coronavírus (Covid-19).
Segundo Naufel, a Pasta municipal da Saúde não recebeu os 11 respiradores que já estavam encomendados pela Prefeitura para auxiliar nas unidades de Saúde do municípios. O assunto será debatido durante a reunião virtual da semana que vem.
Na semana passada, Naufel apontou, em entrevista ao grupo Mogi News, que os 12 equipamentos que a cidade possui até o momento eram suficientes para atender os pacientes, no entanto, com o número de ifectados pelo coronavírus, novos equipamento serão necessários.
Durante a live de ontem, o secretário Naufel agradeceu a empresa Helbor pela doação de 75 mil máscaras, as quais 10 mil já foram destinadas à Santa Casa de Mogi. Os outros 65 mil estão em posse dos outros profissionais da Sáude do município que estão na linha de frente no combate ao coronavírus. Além das máscaras, a Helbor realizou a doação de dez aventais aos profissionais da Saúde.
Também esteve presente na live, o vice-prefeito, Juliano Abe (MDB), além da presença online do prefeito Marcus Melo (PSDB), que foi diagnosticado com a Covid-19 na semana passada. Sua esposa e primeira-dama, Karin Melo, e o filho mais velho do casal também se recuperam da doença. O filho mais novo realizou o teste da Covid-19 ontem e aguarda o resultado.
Notificações
Durante a live de ontem pelo Facebook, o vice-prefeito, Juliano Abe (MDB), também apontou que 290 estabelecimentos já foram notificados por não cumprirem a ordem do uso obrigatório de máscaras. No início desta semana, a Prefeitura divulgou que 117 estabelecimentos haviam sido notificados.
Caso descumpram a lei novamente, esses locais que já foram notificados podem ser multados em R$ 276 a
R$ 276 mil, a partir da fiscalização dos agentes do Departamento de Fiscalização de Posturas, da Guarda Municipal, do Departamento de Vigilância Sanitária e do Procon.
*Texto supervisionado pelo editor.