A Guarda Civil Municipal (GCM) de Mogi das Cruzes e o Departamento de Fiscalização de Posturas da Secretaria Municipal de Segurança evitaram situações com aglomerações de pessoas durante o feriado de Corpus Christi, na sexta-feira, e anteontem. As ações ocorreram no bairro do Taboão e nos distritos de Biritiba Ussu, Quatinga e Cezar de Souza.
"Estamos vivendo uma crise sanitária, infelizmente, existem pessoas que ainda não perceberam a gravidade da situação", destacou o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales.
No domingo, equipes paralisaram uma festa em um imóvel localizado próximo à estrada Aparecidinha, no Taboão. Os responsáveis foram multados em R$ 5,4 mil por desrespeito à Lei do Silêncio. No mesmo bairro, as equipes paralisaram as atividades de um pesqueiro que estava aberto. Já no distrito de Biritiba Ussu, a GCM paralisou um jogo de futebol em um terreno da estrada Velha da Represa.
Ainda no domingo, a Guarda fez o monitoramento de um terreno conhecido como Morro da Vaca, próximo à Escola Estadual Vereador Alcides Celestino Filho, em Cezar de Souza. No local, havia a presença de cerca de 300 pessoas. Participantes se dispersaram, abandonando 17 carretéis de linhas e diversas pipas.
Três rapazes que participavam da movimentação e estavam sem máscaras faciais foram abordados. Os seus dados serão encaminhados para a Vigilância Sanitária Municipal para a adoção de providências, uma vez que a utilização do equipamento de proteção é obrigatória em todo o Estado de São Paulo.
Na sexta-feira uma operação , com o apoio da Polícia Militar, foi desencadeada em Quatinga. Cerca de 400 pessoas estavam no local, que teria a apresentação de um DJ. O responsável pela festa foi multado em cerca de R$ 6,1 mil.
O baile foi descoberto após um trabalho de inteligência realizado pela Secretaria Municipal de Segurança, que localizou anúncios da festa circulando nas redes sociais. A partir disso, foi investigado o local onde ela aconteceria e foi montada uma ação especial.
Durante todo o feriado desta sexta-feira, as equipes de Fiscalização de Posturas e da Guarda Municipal realizaram diversas ações para combater aglomerações de pessoas. No distrito de Sabaúna e no Botujuru, foram impedidas aglomerações de ciclistas. Já no Parque Olímpico, o trabalho foi para paralisar um campeonato de pipas. A atuação da Prefeitura também aconteceu em Jundiapeba e no Alto do Ipiranga, onde estavam acontecendo festas.