O programa Emprega Mogi está com um chamamento público aberto para empresas, entidades e profissionais interessados em estabelecer parcerias para o fornecimento gratuito de cursos online e materiais de capacitação. A medida faz parte do Plano de Retomada Econômica da Prefeitura de Mogi das Cruzes, lançado no final da última semana, e tem como objetivo capacitar a população para o mercado de trabalho.
O chamamento público 007/2020 estabelece as normas para o recebimento de doações de bens, direitos e serviços para a Prefeitura de Mogi das Cruzes. Entre os itens estabelecidos pelo documento, lançado pelo Gabinete do prefeito no início de abril, estão previstos os cursos de qualificação pessoal, que são o alvo do trabalho que será desenvolvido pelo programa Emprega Mogi.
Os interessados poderão se inscrever pelo e-mail [email protected]. Eles deverão apresentar a ficha de inscrição prevista no edital preenchida, proposta de doação contendo a descrição, características, quantidade, período, e outras especificações que permitam a identificação do serviço, cópia dos documentos fiscais dos bens, direitos e serviços a serem doados ou declaração atestando a propriedade legítima e declaração informando o valor estimado em mercado dos bens, direitos ou serviços ofertados em doação, caso não se possa aferir esse valor dos demais documentos apresentados.
Para as pessoas físicas, deverão ser anexadas ainda cópias do RG e CPF, enquanto para as pessoas jurídicas deverá ser encaminhada cópia de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral de Pessoa Jurídica, se o caso.
O oferecimento de cursos de capacitação online faz parte das ações previstas no eixo Empregabilidade do Plano de Recuperação Econômica, desenvolvido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes para dar apoio aos empreendedores e oferecer melhores condições de trabalho.
Os cursos de capacitação online deverão ser disponibilizados na Central de Apoio ao Empreendedor, um portal que será lançado nos próximos dias pela administração municipal e que trará informações de interesse dos setores produtivos, serviços disponibilizados online, espaço para capacitações e conexões com os principais parceiros.
O Plano de Retomada Econômica prevê ações de implantação em curto prazo, execução ágil, baixo custo, foco na transformação digital e com a participação de entidades parceiras, empresas e da comunidade.
Dúvidas ou mais informações: e-mail [email protected]. A integra do Chamamento Público 007/2020 pode ser conferida no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes - www.mogidascruzes.sp.gov.br
Teleconferência
Um grupo formado por CEOs de 20 das maiores empresas de Mogi das Cruzes firmou um compromisso para consumir bens e serviço preferencialmente de empreendedores da cidade. O pacto, selado junto ao prefeito Marcus Melo durante uma teleconferência realizada na quinta-feira passada, é uma medida de apoio ao trabalho capitaneado pelo prefeito para apoiar as empresas locais e manter os empregos dos trabalhadores mogianos. "É claro que muitas empresas compram componentes para seu processo produtivo de fora, mas elas também consomem serviços e produtos que podem ser contratados ou adquiridos na nossa cidade, como segurança, alimentação, zeladoria, transporte, artigos de papelaria, limpeza e higiene", destaca o prefeito.
Outro compromisso assumido é o de evitar ao máximo as demissões de trabalhadores. Para isso, as empresas estão utilizando todas as alternativas criadas pelo governo para não demitir pessoas. A teleconferência promovida pela Prefeitura foi bem recebida pelos líderes empresariais. Fernando Campos Passos, diretor geral da Ponsse, estimou que a retomada dos negócios em níveis como os de 2019 só irá aconteceu em período aproximado de três anos. "Então, a formação deste grupo de empresários, com os técnicos da Prefeitura é muito válido. Temos que procurar gerar oportunidades entre as empresas da própria cidade", destacou.
Fábio Matos, diretor jurídico da Elgin, também aposta na sinergia entre as empresas para manter os negócios. "É fundamental para a cidade e já está funcionando. Nós fechamos um acordo e seremos clientes do novo braço logístico da Gerdau, anunciado há poucos dias. E isso só aconteceu por conta desse trabalho que a Prefeitura vem fazendo de aproximar as empresas".