A Prefeitura de Mogi das Cruzes descartou o retorno das aulas presenciais na rede municipal na próxima segunda-feira. A administração mogiana já sinalizava para o prolongamento do período de paralisação das aulas, sendo que a alternativa para a continuação dos estudos, mesmo que a distância, seria a manutenção das atividades via internet e as distribuição de materiais didáticos aos estudantes do município.
Já a Prefeitura de Suzano não descartou o retorno na próxima segunda-feira, informando que aguarda uma posição do governo federal e do governo estadual, bem como do Conselho Nacional de Educação e do Conselho Estadual de Educação, sobre o retorno das aulas presenciais.
Os alunos da rede municipal de Mogi podem continuar o ano letivo com o material de apoio do projeto para fazer em casa, produzido pela equipe do Departamento Pedagógico. Além disso, está em andamento a entrega do material didático Ler e Escrever/EMAI para os alunos do Ensino Fundamental e programa Interagir, Brincar e Aprender (IBA), material para Educação Infantil, para as turmas de Infantil II ao Infantil IV. Os alunos do Cempre Benedito Ferreira Lopes, que atende alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, também receberão as atividades por meio da página do Facebook da escola (Cempre Benedito Ferreira Lopes Fund II).
Em Suzano, a Secretaria Municipal de Educação destacou que as aulas serão oferecidas por meio da plataforma on-line e por materiais didáticos impressos e disponíveis nas escolas e que a previsão é de que nos próximos dias o material esteja disponível aos alunos. "A residência não substitui o papel da escola e vice-versa. Estamos pensando em cada detalhe para que as atividades sejam possíveis de serem feitas em família. Elas irão trabalhar a qualidade da relação entre pais e filhos, bem como os sentimentos das crianças. Assim como os adultos, esse distanciamento social também as afeta e precisamos trabalhar nisso com muita paciência e atenção", explicou o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini.
Por meio da "Plataforma do Saber", será liberado um conjunto de atividades a serem desenvolvidas em casa durante toda a semana. "Entendemos que as famílias não são professores e por isso as atividades não serão iguais às que as crianças costumam praticar na escola. Por isso, também serão colocados à disposição uma linha telefônica e um chat on-line para eventuais dúvidas dos pais ou responsáveis", completou Bassini.
Doria
A expectativa agora é para o pronunciamento que está marcado para hoje do governador João Doria (PSDB) no qual será informado quais são os estabelecimentos que podem retomar as atividades a partir do próximo dia 11. Os municípios da região vem seguindo as determinações do Estado, em maior ou menor grau. Enquanto alguns não flexibilizaram a abertura do comércio outros já se anteciparam e criaram mecanismos locais para a retomada gradativa da atividade comercial.