Iniciadas em 2019, as obras de drenagem no distrito de Jundiapeba seguem em pleno vapor. Somando todos os pontos que já foram beneficiados pelos trabalhos, já são quase dois quilômetros de novas tubulações implantadas, seja para substituição e otimização de sistemas antigos ou ampliação como um todo do sistema de escoamento de águas pluviais.
As obras estão neste momento focadas na avenida Áurea dos Anjos Martins, que recebe uma nova galeria de águas pluviais. Antes dela, foi beneficiada a alameda Santo Ângelo, o que serviu para melhorar não só escoamento da região, como também das ruas Manoel Eugênio da Costa, Benedito de Souza Branco, Dolores de Aquino, Adriano Pereira e todo o trecho nas proximidades da praça Veteranos de Guerra. Esta última, aliás, também foi alvo de trabalhos diretos, por parte das equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.
Também já foram implantadas tubulações na rua Alício de Carvalho, seguindo pela avenida Lourenço de Souza Franco e desaguando no rio Taiaçupeba. Outro local contemplado foi a rua Francisco Soares Marialva, com a implantação de 250 metros de tubulação e consequente erradicação dos trechos de alagamento da via.
O investimento da Prefeitura na obra é de R$ 1,5 milhão e os trabalhos terão continuidade ao longo do ano. Jundiapeba foi escolhido para essa frente de serviços, tendo em vista as características do relevo do local, que é majoritariamente plano e a existência, portanto, de dificuldades com o escoamento das águas.
Ainda no quesito de drenagem, também vale destacar que, ao longo dos últimos anos, a Prefeitura investiu
R$ 3,4 milhões na aquisição de equipamentos que se prestam aos serviços de conservação e limpeza de córregos e galerias, fundamentais para otimizar o escoamento das águas pluviais.