Os hospitais estaduais da região podem ser contemplados pelo governo do Estado de São Paulo com novos respiradores para as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), nas próximas semanas. Embora ainda não existam confirmações da distribuição para o Alto Tietê, o governador João Doria (PSDB) anunciou ontem, em coletiva, a compra de 2.530 respiradores que serão entregues a determinados hospitais de todo o Estado.
Conforme explicou a Secretaria de Estado da Saúde na tarde de ontem, todos os respiradores são importados e ainda não chegaram no Brasil em sua totalidade. Por este motivo a Pasta ainda não delimitou os municípios que vão receber os respiradores, nem mesmo a quantidade destinada a cada unidade.
Na próxima semana, cerca de 1.150 aparelhos já devem ser entregues aos primeiros hospitais. "Provavelmente na semana que vem nós teremos uma lista com todas as unidades médicas do Estado que vão receber os respiradores. Somente a partir dessa listagem será possível identificar também a quantidade dos insumos distribuídos", pontuou a secretaria.
Há dois dias, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, afirmou por meio de uma reunião virtual que o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, de Mogi das Cruzes, poderá ter a quantidade de leitos ampliada, mas que para isso seria preciso a disponibilidade de respiradores.
*Texto supervisionado pelo editor.