Do outro lado, alunos solicitam redução das mensalidades alegando que, com o fechamento do comércio e a diminuição da atividade econômica, muitos não possuem condições para honrar com os vencimentos.
O Grupo Mogi News mostrou, em abril, a insatisfação dos alunos do curso de Design Gráfico da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) com a manutenção da mensalidade de forma integral. Na oportunidade, a instituição esclareceu que iria manter o valor das mensalidades, e que o método que estava sendo aplicado para as aulas on-line estava respaldado nas diretrizes do Ministério da Educação (MEC).
No entanto, as manifestações de alunos se repetem nas redes sociais. O perfil criado no Instagram "#ReduzUMC" já conta com mais de 1,1 mil adeptos e traz relatos de alunos que solicitam a redução das mensalidades. Um dos relatos é de uma aluna que estava prestes a concluir o curso mas, devido à pandemia, perdeu seu estágio, e com isso não conseguirá continuar. A opção dela foi suspender o pagamento.
O grupo solicita 30% de redução e há uma semana se organizou para que os alunos mandassem e-mails para a universidade, reivindicado o desconto e uma melhor postura da instituição. (F.A.)