A necessidade do distanciamento social para conter o avanço do coronavírus refletiu em uma dura realidade para as famílias mais carentes. O trabalho remoto se tornou o mais aconselhado para que todos permanecessem em casa, mas ainda assim muitas pessoas perderam o emprego. Por este motivo, grupos sem fins lucrativos estão se unindo para ajudar estas pessoas. Esse é o caso de Pablo Monteiro, dono de uma tabacaria na Vila Partênio.
Desta vez, as doações vão além dos alimentos não perecíveis e produtos para a higiene básica, também são aceitas rações para animais de estimação. "Nós fazemos as doações de acordo com o que as pessoas nos solicitam, as rações também são pedidas, já que grande parte das famílias possui animais", explicou Monteiro. Ainda de acordo com o empresário, não existe data para o encerramento do projeto social.
As pessoas podem fazer as solicitações do que precisam por meio do número (11) 93293-9856, por mensagens ou ligações. "Algumas pessoas também solicitaram o pagamento de contas vencidas, no valor de R$ 50 ou R$ 60 e nós doamos a quantia. Todos podem enviar os pedidos por este número e, claro, as solicitações serão avaliadas pelas equipes", pontuou.
Até a semana passada famílias de seis bairros de Mogi das Cruzes foram auxiliadas com os donativos: Jardim Piatã, Jundiapeba, Jundiaí, Biritiba Ussu, Taiaçupeba e Jardim Lair. O levantamento da quantidade de famílias que já foram beneficiadas ainda está sendo feito pelas equipes do projeto. Para conscientizar outras entidades sobre a importância de doações, o proprietário movimenta uma série de publicações em redes sociais.
É desta forma que a corrente de doações permanece em constante crescimento. Restaurantes e instituições de ensino do município também se mobilizam e se tornam aliadas, doando produtos para serem distribuídos às famílias que vivem em extrema vulnerabilidade social.
*Texto supervisionado pelo editor.