As seis cidades do Alto Tietê monitoradas pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi) do governo de São Paulo, registraram, neste feriado prolongado, uma taxa de isolamento social de 60%. Domingo foi o dia em que as pessoas ficaram com maior frequência em casa: 63,5%. Já o pior número apareceu no sábado, com uma média de 57%. Os dados foram obtidos a partir de dados de deslocamento de usuários das operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM.
No feriado os números ficaram em torno dos 60%. Sendo a melhor porcentagem em Itaquaquecetuba, com 63%, já Mogi das Cruzes e Suzano apresentaram, neste dia, uma taxa de 59%. Poá e Arujá ficaram com 62% e 60%, respectivamente.
No dia seguinte, a região apresentou um dos piores níveis percentuais. Arujá registrou 57%, enquanto Mogi e Suzano o índice foi de 55% e 56%. Já Ferraz contou novamente com o menor percentual, sendo revelada uma taxa de 54% no município. Poá e Itaquá foram novamente destaques com 59% e 60%.
Anteontem, a região apresentou em 63,5%, mas tratava-se de um domingo, um dos dias em que mais aumenta o número de isolamento. Poá e Arujá foram os que tiveram a maior taxa, um total de 66%. As outras quatro cidades também apresentaram índices maiores que os 60% recomendados. Mogi das Cruzes (62%), Suzano (63%), Itaquá (63%) e Ferraz (61%).
Segundo o levantamento, o Estado de São Paulo também não apresentou um dos melhores finais de semana, já que a taxa média ficou em 56%. O pico aconteceu justamente no domingo, em que o Estado chegou a ter 59%.
*Texto supervisionado pelo editor.