A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Mogi das Cruzes conseguiu viabilizar o processo de transferência de recursos para os quatro territórios culturais que foram aprovados no edital 029/2019, do Programa de Fomento à Arte e Cultura de Mogi das Cruzes (Profac). Com isso, os locais selecionados pelo último edital destinado a apoiar espaços independentes terão acesso a recursos da ordem de R$ 240 mil, que serão aplicados principalmente em custeios e manutenção dos projetos.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, explicou que a transferência dos recursos aos aprovados acabou sendo prejudicada pela pandemia de cornavírus (Covid-19) e a decretação de quarentena. "É importante que os recursos cheguem, pois são espaços independentes de cultura, que dependem de apoio e que desenvolvem projetos de grande relevância em suas respectivas comunidades. Ainda mais neste momento, em que todos enfrentam dificuldades com o fechamento dos espaços", pontuou o secretário.
Foram contemplados, cada um com o valor de R$ 60 mil, os seguintes territórios culturais: a Escola de Artes AJPS, o Território Cultural Serra dos Tapanhuns, o espaço Cultura para Todos e o Território Independente Mineração.
Os responsáveis pelos projetos comentaram a importância do recebimento dos recursos, em especial neste momento. Osmar Batista, que responde pelo projeto Cultura para Todos, lembrou que a iniciativa por eles desenvolvida é voltada a todo tipo de público, porém os idosos são um dos focos. "Sabemos que teremos um público grande da terceira idade, que se encaixa na categoria de grupo de risco e está neste momento dentro de casa, sem poder sair. Com este projeto, poderemos levar um pouco de cultura, arte, entretenimento, conhecimento, lazer e alegria para todos, mas principalmente para este segmento, que é um dos mais afetados".
Já Emerson Rodrigues da Silva, que responde pelo Território Independente Mineração, diz que o recurso possibilitará a realização de atividades culturais continuamente. "Neste momento da pandemia, vamos poder incentivar a participação das crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em atividades que ficarão disponíveis no site da nossa Escola de Samba. Estamos propondo uma interação que ajude na superação das adversidades trazidas pelo isolamento social", finalizou o secretário.