Os dados divulgados diariamente pelas dez prefeituras e pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) mostram que a taxa de letalidade na região pelo coronavírus (Covid-19) é de 9,4%. O levantamento, feito pela reportagem do Dat, utilizou os números mais atuais do poder público regional para promover este balanço. Na data de ontem 1.271 pessoas foram confirmadas com Covid-19, deste total, 120 morreram, sendo nove confirmações de óbitos apenas nesta quinta-feira.
Por cidades
O maior índice de mortalidade pelo novo vírus foi encontrando em Santa Isabel, considerando que a cidade possui 42 diagnósticos positivos da doença, sendo que nove evoluíram para óbito. Relacionando os dados, o município atingiu a taxa de letalidade de 21%.
Salesópolis, por enquanto, é a cidade com o segundo maior índice de mortalidade pelo novo coronavírus (Covid-19), com uma vítima fatal para cinco confirmações da doença, revelando uma taxa de letalidade de 20%. Os dados atualizados mostram que a cidade possui, exatos, cinco casos para uma morte.
Em Guararema a taxa de letalidade da doença é de 12%, considerando que existem duas mortes para 16 casos do novo coronavírus. Em Itaquaquecetuba, 242 pessoas estão contaminadas com o vírus, porém 27 não resistiram às complicações da doença, o que gera uma taxa de letalidade de 11%.
Apesar da diferença nas quantidades de mortes e diagnósticos do coronavírus, Ferraz de Vasconcelos tem o mesmo índice de mortalidade. Na cidade, 147 habitantes já contraíram a doença e outros 17 faleceram, de acordo com os números do Condemat e da Prefeitura. Em Poá existem 83 diagnósticos positivos da doença com nove mortes, resultando no índice de mortalidade de 12%. Em Suzano a taxa de letalidade é 9,8%. Neste município 234 pessoas testaram positivos do novo vírus e 23 delas morreram. Já em Mogi das Cruzes, onde os as confirmações da doença continuam sendo as maiores dentre os demais municípios, a taxa de letalidade chegou a 6,4%. Na cidade existem 385 moradores infectados pelo novo vírus, deste total 25 habitantes morreram. Há dois dias Mogi liderava também a quantidade de óbitos, entretanto os casos foram superados em Itaquá.
Arujá fecha a lista com um índice 5,2%, uma vez que nesta cidade os casos de coronavírus chegam a 95, sendo que deste total, cinco habitantes acabaram morrendo.
*Texto supervisionado pelo editor.