A Câmara de Mogi das Cruzes aprovou a abertura de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para acompanhamento das despesas realizadas pelo Executivo durante o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.
A possibilidade de um grupo de trabalho para fiscalizar os trabalhos da Prefeitura e, principalmente o emprego de recursos para combate à Covid-19, amadureceu após reunião com secretários municipais no começo de abril. Na oportunidade, os chefes das Pastas estiveram em reunião com os parlamentares para explicar a compra superfaturada - denunciada pelo Executivo ao Ministério Público - de máscaras de proteção.
A comissão será presidida pelo vereador Jean Carlos Soares Lopes (PL) - propositor da abertura do da CEV. Segundo informou o presidente da comissão, os dois membros serão vereadores do MDB e do PSD e serão anunciados nos próximos dias. "Os gastos que são efetuados pela Prefeitura precisam ser feitos de forma rápida, ágil e a comissão acompanhará de perto", afirmou Lopes durante a votação para abertura da CEV.
Assim também se manifestou o vereador Marcos Paulo Tavares Furlan (DEM).Para o parlamentar, é preciso dar uma resposta à sociedade. "Hoje existem as fake news e os questionamentos pelas redes sociais e precisamos dar uma resposta a população, mostrando onde que o dinheiro está sendo gasto e se está sendo bem empregado", afirmou.
Outros projetos sobre a Covid-19 foram aprovados. De autoria do vereador Caio Cunha (Podemos), o projeto 32/2020 que dispõe do incremento da transparência na divulgação das despesas e atos praticados pelo Executivo no enfrentamento da pandemia foi votado e aprovado por unanimidade. Cunha pediu mais transparência com os gastos públicos. "Precisamos das informações de forma clara, objetiva, detalhada, para que todos tenham acesso aos dados das compras e contratos", disse.
Vereador internado
Na quarta-feira passada, o vereador Protássio Nogueira (PSDB) foi internado no Hospital Santana para passar por uma cirurgia de hérnia umbilical. O parlamentar, que foi levado às pressas depois de fortes dores na região da barriga, ficou na unidade de saúde por dois dias. Em entrevista o Grupo Mogi News, Nogueira comentou que ocorreu tudo bem na cirurgia e já está bem melhor. Neste momento, o parlamentar segue em repouso, que deve durar até a semana que vem.
*Texto supervisionado pelo editor.