O programa Banco do Povo Paulista, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento de Mogi das Cruzes, já emprestou cerca de R$ 400 mil a 31 empreendedores do município, que estão enfrentando os rigores da pandemia do coronavírus (Covid-19). O número de pessoas cadastradas do começo de maio até o dia 15 apresenta um índice 3.900% maior que o do mês passado, quando apenas R$ 10 mil foram emprestados para somente um comerciante mogiano.
A linha de crédito especial do programa, anunciada pela Prefeitura em abril com diversas ações voltadas ao empreendedor durante a pandemia, irá encerrar amanhã e, por enquanto, não possui nenhuma previsão para ser prorrogado, segundo explicou o diretor da Sala do Empreendedor Municipal, Luiz Carlos Pinheiro.
Mas, mesmo com o encerramento da linha especial, Pinheiro acredita que há uma expectativa de que o número cresça ainda mais entre hoje e amanhã. "Têm alguns cadastros que estão passando por validação e outros trâmites, mas esperamos que até o último dia tenha gente se cadastrando para aproveitar os benefícios", afirmou.
O Banco do Povo Paulista tem o intuito de oferecer empréstimos para pessoas que desejam comprar máquinas, equipamentos, ferramentas, mercadorias e matérias-primas, para a ampliação de seus negócios e também movimentar as ações da sua empresa e ajudar a fomentar a economia da cidade. Na pandemia, a ações também contemplam contas de luz, água, aluguel e ainda na cobertura de gastos feitos antes da Covid-19.
Diferentemente do que era feito antes, o cadastro para receber os empréstimos é realizado totalmente on-line, fazendo com que os empreendedores interessados encaminhem os documentos para as equipes técnicas virtualmente e não presencialmente.
Empreendedor
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento também voltou com os serviços da Sala do Empreendedor, que proporciona aos moradores criarem empresas e também possibilita a alteração de dados das empresas mogianas já consolidadas.
Os serviços da Pasta também estão sendo feitos on-line, mas caso o interessado precise entregar algum documento, ele deve enviar os comprovantes via postal à Prefeitura ou procurar alguma entidade parceira da administração que encaminhe os documentos.
*Texto supervisionado pelo editor.