Tomando como base a campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, que foi lembrada nacionalmente anteontem, a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social de Mogi das Cruzes decidiu ampliar a quantidade de ações e constituir uma semana inteira sobre o assunto.
"Nosso foco é a participação da população, considerando em especial este momento de pandemia e isolamento, que infelizmente faz crescer o número de casos. Pensamos em como sensibilizar essa população para denunciar e também em quais medos e incertezas as pessoas podem ter no momento da denúncia", explicam Álex George Gonçalves Afonso, responsável pelo programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq e também Milena Grieco, coordenadora do programa Criança Feliz.
Os vídeos terão um minuto de duração e ficarão disponíveis para consulta nos stories do Facebook da Prefeitura. Ontem o tema foi sobre o Conselho Tutelar, órgão responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
O segundo vídeo, que será disponibilizado hoje, vai abordar a atuação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Amanhã, o tema do vídeo será o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), unidade instituída no âmbito do Sistema Único de Assistência Social, que atua com as famílias que possuem membros com direitos violados.
Na sexta-feira, para encerrar, a equipe planeja a realização de uma live, com a participação de membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Comitê de Combate a Violências.