A dez cidades do Alto Tietê, somadas, confirmaram até a tarde de ontem 2.926 casos de coronavírus (Covid-19). Deste total, 1.356 pacientes foram recuperados, o que representa 46,3% do total de infectados. Em relação ao número de mortos,com a atualização de ontem, já são 303 óbitos, o equivalente a 10,3% da quantidade de doentes, informou o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat).
Na atualização divulgada ontem, foram registradas 20 mortes ocorridas nas cidades de Biritiba Mirim; Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Santa Isabel - confira os dados a seguir: Biritiba, mulher de 55 anos; Ferraz dois homens de 48 e 65 anos e duas mulheres de 54 anos e 69 anos; Guararema, um homem de 78 anos; Itaquá, dois homens de 63 e 65 anos; em Mogi três homens de 74, 79 e 53 anos e quatro mulheres de 72, 78, 89 e 62 anos; em Poá três mulheres de 87, 64 e 67 anos e um homem de 90 anos e em Santa Isabel uma mulher, de 40 anos.
Mogi tem 79 mortos, enquanto Itaquá tem 61 e Suzano 46. Juntos, os três municípios detêm mais da metades de vítimas fatais do Alto Tietê.
Em Biritiba Mirim, cidade menos afetada da região em número de mortes, três no total, junto com Salesópolis, a Prefeitura realizará, neste final de semana, um bloqueio sanitário em diversos pontos do município em prevenção ao coronavírus. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, tendo apoio da Vigilância Epidemiológica e Sanitária, além de outros setores da administração. Os pontos de bloqueio estarão montados em diversos locais do município, como o bairro do Sogo, Rio Acima, Jardim Yoneda, Cruz das Almas e em frente ao ginásio municipal de esportes. No sábado, o bloqueio será das 9 às 16 horas, e no domingo, das 9 horas ao meio-dia.