O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) iniciou as obras de setorização do setor de abastecimento leste da cidade, que é a região atendida a partir da Estação de Tratamento de Água (ETA) Municipal, no Socorro. O objetivo é diminuir perdas de água, por meio do remanejamento do sistema de distribuição, dimensionamento e instalação de equipamentos para controle de pressão e vazão. O investimento é de R$ 6,7 milhões.
As setorizações estão previstas no Plano Diretor da autarquia e consistem em subdividir grandes redes de distribuição em sistemas menores, chamadas de zonas de abastecimento e setores de controle, com operação independente.
Os bairros abrangidos vão de Sabaúna à Vila Oroxó, passando por todo distrito de Cezar de Souza, Jardim Maricá, Ponte Grande, Jardim Aracy e Itapeti, ao longo da margem direita do rio Tietê.
O projeto contempla instalação de válvulas de manobras, ventosas, válvulas de descarga, interligações de rede, pontos de monitoramento de pressão, instalação de redes de distribuição de água, válvulas redutoras de pressão, macromedidores (hidrômetros de grande porte, instalados na rede), detecção de vazamentos não visíveis e telemetria de controle (medição à distância).
"Com distritos de medição menores fica mais fácil identificar vazamentos para direcionarmos mais rapidamente as equipes de manutenção. Com mais controladores de pressão, conseguiremos manter o abastecimento com menos riscos de rompimentos nas tubulações", explica o diretor do Departamento Técnico do Semae, Wilber Kohler.