As equipes da Vigilância Epidemiológica de Saúde de Mogi das Cruzes farão a segunda testagem do coronavírus em cerca de duas semanas, utilizando os testes rápidos. Desta vez, os exames serão aplicados apenas nas 25 pessoas que receberam os diagnósticos positivos para a doença na primeira fase das amostragens. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a etapa será iniciada no próximo dia 11.
A data foi definida com base nos acompanhamentos do munícipes que contraíram a doença e que descobriram há cerca de 21 dias, quando a prefeitura testou mil exames em 60 bairros. Todos eles continuaram sendo assistidos pelos agentes da Vigilância, que farão os novos exames.
O levantamento apontou que 975 pessoas testadas não tiveram contato com a Covid-19, enquanto que 12 já passaram pela doença, 11 estão na fase aguda e dois estão na transição entre a fase aguda e a cura. Em relação à faixa etária, os dados apontaram que as pessoas que mais apresentaram contato com a doença estão entre 70 e 79 anos, seguidas por munícipes entre 60 e 69 anos e 50 a 59 anos.
Sobre o estado de saúde no momento da pesquisa, 94,9% dos entrevistados declararam que se sentiam bem e apenas 5,1% disseram que não estavam bem. A maioria dos consultados (64%) declarou não ter nenhuma doença pré-existente, mas, entre os demais, prevaleceram as seguintes enfermidades: hipertensão (14%), diabetes (6,3%); diabetes e hipertensão (5,4%); outras (4,3%); bronquite (1,4%); asma (1,3%) e doença do coração (1,3%).
*Texto supervisionado pelo editor.